domingo, 14 de novembro de 2010

LINGUAGEM

Hoje estava lendo um trecho dos escritos da disciplina de Linguagem de sinais.
Recordei dos comentários da professora quando nos informou (pois eu não sabia) que a língua de sinais é diferente de região para região, mas que da mesma forma que os sinais podem ser diferentes de um local para outro, um ponto precisa ser igual, que é o fato de o indivíduo utilizar essa técnica visto sua necessidade de se comunicar, e crendo que “As línguas de sinais derivariam da comunicação gestual espontânea dos ouvintes”. Quadros e Karnopp (2004, p 31-37)
Por que achei isso muito adequado ao que estou trabalhando em aula? Porque estou demonstrando aos alunos o quanto é importante a comunicação, e que nem sempre poderemos falar com o interlocutor, ou nem sempre iremos querer falar com alguém a respeito de algum assunto. Muitas vezes precisamos falar de nossas emoções e não conseguimos, às vezes não é possível falarmos com palavras, até porque não há força, ou não há palavras faladas que possam expressar o que sentimos, mas muitas vezes um bom texto, um bom relato, uma boa escrita torna muito mais prazeroso e muito mais intenso o que realmente queremos dizer.

E sei que na língua de sinais existe essa questão de sentimento e emoção, porque a pessoa que estiver vendo o que estamos falando compreenderá que faz realmente parte do que sentimos.

Retirado da disciplina de LIBRAS, sétimo semestre.

2 comentários:

Geny disse...

Querida Marília,

Fico muito feliz em fazer parte desse sonho, na certeza que já é uma das vitoriosas só falta a Formatura para oficializar Graduação universitária UFRGS, meus parabéns!

Um carinhoso abraço,

Geny

Édina Dutra disse...

Olá Flor! Parabéns pelo blog...