terça-feira, 18 de maio de 2010

Quinta semana

Nesta semana fizemos a segunda etapa de reconhecimento da escola, pois na semana anterior reconhecemos os espaços físicos, e nesta semana serão trabalhados os espaços internos, ou seja, os setores da escola.

Cada grupo ficou incumbido de escolher um setor da escola, como por exemplo: SOE, Supervisão, Biblioteca, Secretaria, Monitoria e Direção da escola. Cada grupo elaborou em sala de aula, algumas questões norteadoras para sua saída de campo. Eles precisavam conehcer o ambiente, quem trabalhava lá, o que fazia, se os alunos tinham ou não acesso a esse determinado setor, o que o mesmo ocntribuía para o bom funcionamento da escola e auxílio ao educando.

No outro dia, marcado e já avisado aos setores, os alunos foram, cada grupo ao seu destino, e fizeram a entrevista com uma condição: além de coletar dados a respeito do setor, os alunos deveriam analisar o ambiente, as acomodações, e registrar, seja com fotos ou com gravação de voz, ou até mesmo com desenho do ambiente pesquisado. Depois dessa pesquisa de campo, cada grupo deveria retornar à sala de aula e preparar esse material para poder apresentar aos colegas, a fim de que os mesmos tivesse conhecimento dos ambientes pesquisados.


Fico devendo as fotos, porque o meu blog está apresentando um problema, mas assim que o resolver farei a postagem.

Após todo o processo de visita de campo, de coleta de dados, e de montagem das apresentações, fizemos um seminário concluindo toda a atividade, com perguntas de todos e apresentações de fotos e gravações, bem como de desenhos e gráficos de cada grupo.
Todos observaram como funciona cada setor, questionando e fazendo perguntas pertinentes e necessárias para o reconhecimento de ambientes que antes não foram explorados e que estavam dentro da escola em que eles circulavam todos os dias.

Depois de toda a apresentação e das conclusões de que todos os setores são de benefício para os alunos e de que todos os setores existem para auxilair não somente aluons, mas professores e funcionários também, os alunos se rpeocuparam com questões que nenhum setor tem consguido resolver, que é a questão da violência, tanto dentro,q uanto fora da sala de aula.
Foi criada então uma comissão investigativa para a próxima semana, onde todos farão pesquisa e observaçõe para desenvolver projetos que aixiliem tanto a eles em sala de aula, quanto a todos os outros dentro dos muros da escola.


REFLETINDO...
Vivemos em várias organizações espaciais: nossa casa, nosso bairro, a cidade, a escola, entre outras. Elas fazem parte de nosso cotidiano. A ideia de organização está associada à de arrumação, engrenagem, estrutura, totalidade
Organizamos espacialmente nossa casa, nosso quarto, coisas de nosso domínio pessoal. Percebemos a organização espacial de uma sala de aula, de uma escola, de uma indústria, de uma cidade.
A ocupação ou divisão do espaço está relacionada co a própria divisão da sociedade em grupos sociais, ou características diferentes, mas interrelacionadas.

Segundo o filósofo Michel Foucault, " a organização de um espaço serial foi uma das grandes modificações técnicas de ensino elementar...Determinando os lugares individuais, tornou-se possível o controle de cada um e do trabalho simultâneo de todos."
A lógica das organizações espaciais tem suas raízes na própria estrutura da sociedade. Numa sociedade estruturada em classes, o espaço estará estruturado também segundo as classes sociais. As divisões muitas vezes são visíveis na própria "paisagem": edifícios de apartamentos sofisticados, favelas, conjuntos habitacionais, e assim por diante.
Ao observar a organização espacial da escola, a criança pode perceber que à divisão do espaço corresponde um adivisão social do trabalho. Existe um espaço determinado para a direção, os professores, os serviços de cozinha, limpeza e assim por diante. Ao mesmo tempo, fazendo uma análise destes locais os alunos começam a perceber que existe uma relação entre a construção física, sua disposição espacial e sua finalidade.

Portanto, o aluno localiza dependências da escola, identifica suas utilidades, debate sobre elas, descobre a lógica da organização do espaço escolar. É assim que ele se prepara para analisar outros espaços, que também estão organizados segundo regras bem determinadas.




REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:


Antunes, Aracy R., Heloísa F. Menandro, Tomoko I. Paganelli. Estudos Sociais, teoria e prática - Access - 1993 pp. 61-67