segunda-feira, 4 de maio de 2009

COMO SE CONSTRÓI O CONHECIMENTO.


Uma fala constante de Piaget chamou muito minha atenção, ele diz:
"Aprenda a olhar a criança."
Foi dessa forma que ele desenvolveu suas teorias e mostrou na prática que existe aprendizagens nos erros das crianças:
" Nós somos dotados de razão, mas a razão é só uma
potencialidade que precisa ser desenvolvida no decorrer da vida."
Qual de nós teríamos esse raciocínio, se não observássemos com um intenso olhar nossos alunos? Como saber se há aprendizagens se, se há retenção de conhecimento, se não sabemos olhar nosso aluno? Como termos certeza de que ele conseguiu ou não descobrir seus conhecimentos?
Mais uma fala de Piaget:
"O que mais me fascina é observar os erros que as crianças cometem
ao procurar uma solução para os problemas. Há uma lógica no erro."
Muitas vezes descobrimos o quanto a criança aprendeu, somente observando seus erros e suas dificuldades. Se não analisarmos isso a fundo, jamais saberemos quais são as reais dificuldades que acometem uma criança, ou o que a bloqueia para aprender.

"Fazer é compreender, é compreender em ação". As maneiras e métodos que a criança utiliza no processo de conhecimento são diferentes das do adulto. Na maioria das vezes, esse processo torna-se fragilizado, pois a criança se desestrutura, há regressões.


"A ação constitui um conhecimento autônomo". Para Piaget, o conehcimento é uma tomada de cosnciência, que se dá a partir dos resultados da ação através das análises dos meios empregados, e dos mecanismos inconscientes da ação.

Concordo com ele também quando diz que o desenho é a primeira escrita da criança. Eu vou além, acredito que o desenho passa a vida toda inserido na pessoa, e ela faz dele seu subterfúgio, ou seu meio de comunicação não oficial, mas que quer sempre dizer algo profundo, de seu meio, sua realidade...somente precisamor OLHAR.