terça-feira, 19 de outubro de 2010

Respondendo...

Eu sempre senti a necessidade de fazer mudanças, sabia que muitas coisas estavam ainda imaturas, pois o que se aprende na escola, quando se tem muita teoria e pouca prática, traz a certeza de que muitas supresas virão e que muitos desafiaos aparecerão.
Foi exatamente o que aconteceu comigo, mas ao ler os escritos de Paulo Freire, me senti muito melhor, com muito mais gás e muitas ideias fervilhando em minha cabeça.
O que me deixou ainda mais confiante, foi a certeza de que esse homem não soemente foi um pesnador, um um apaixonado pela educação simplesmente, mas de uma pessoa que viveu na pele tudo o que escreveu, todos os seus pensamentos foram vividos e experimentados. É o que torna sua leitura ainda mais fascinante e mais contagiante.
E todas as vezes que tenho dúvidas ou quero mexer um pouco com as minhas estruturas, lembro de suas palavras e recorro a elas para me inspirar.
Não há dúvidas de que este livro, além dos outros que também possuo, são inspirações não somente para mim, mas para todos aqueles professores que precisam descobri-se como professores, ou redescobrirem o real significado de servir de mediador no processo ensino/aprendizagem.
Esse pensamento de Freire, deixa marcas profundas em mim toda a vez que o leio:
"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo,torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."
Não dá mais para ser feliz, depois de conhecermos Paulo freire, sem lermos um pouco de suas experiências riquíssimas...amo muito tudo isso!!