domingo, 18 de abril de 2010

FOTO DA MINHA TURMINHA



TURMA 42 DA ESCOLA SETEMBRINA





Eu já estava esquecendo de apresentar minha turminha. Olhem a foto deles aí...
São 30 alunos, com muito gás, como podem ver na foto.
Haja fôlego...ehehehe


Primeira semana

Minha primeira semana de estágio foi muito prazerosa, mas com relação a parte técnica, muito confusa, como ainda está sendo.
Vou explicar agora como minhas ideias começaram a fluir.


Desde o início do ano pensava em trabalhar com meus alunos coisas de seu cotidiano, mas não sabia exatamente como iria colocar isso em prática. Então resolvi esperar para que chegasse o início das aulas e assim, conheceria os meus alunos e observando suas atitudes, passaria a desenvolver o meu trabalho de estágio.


Foi então que resolvi trabalhar com a personalidade do aluno e, a partir dessa ideia principal, passaria a desenvolver com eles um trabalho de descobertas.


Pensei então em como iniciar esse processo. Então, comecei minha semana lendo com eles um texto falando a respeito dos medos. Depois deste texto, fizemos uma pequena discussão a respeito de medos, de que meninos tem vergonha de dizer que sentem medo de alguma coisa, de que menina sempre tem medo de baratas, desmitificando essa teoria, etc., foi bem proveitosa nossa conversa. Dessa conversa surgiu o texto dissertativo, onde cada um iria contar, com suas palavras como sofreram em alguma ocasião por causa de algum medo. Fizemos a leitura de cada um deles, depois pedi que cada um fizesse um desenho intitulado: "se o seu medo tivesse uma forma, ou um rosto, como ele seria? E cada um desenhou algo que se assemelhasse com medo.


Durante a semana continuamos com o assunto. Os levei até a sala de vídeo, e apresentei a eles com o data show um Power Point intitulado "Tudo bem ser diferente".


Os comentários a respeito do vídeo foram muito positivos, pois eles observaram que realmente somos diferentes, e daí??


Pensei em como terminar nossa bela aula, que foi muito agradável, então fiz uma dinâmica com eles, da seguinte forma: entreguei uma folha em branco a cada um dos alunos, depois pedi que desenhassem seus rostos, ou como achavam que eram, ou como gostariam que fosse, ou como poderiam ser.


Depois disso, deveriam pintar do jeito que quisessem, se quisessem colar papel, pintar com têmpera, ou com canetinha ou lápis de cor, enfim, deveriam fazer sua máscara livremente. E quando todos terminaram, fizemos um círculo sentados, e cada um, com sua máscara deveria se apresentar, falando de como eram, de onde vinham e como se sentiam com relação a si, qualidades e defeitos. Depois de todos se apresentarem, cada um escolheria uma máscara que se identificaram, uma máscara que não se identificaram, e uma máquina que gostariam de usar.


No final, cada um escolheria outro para que pudessem falar o que viam por detrás da máscara do outro, entre qualidades e defeitos. Todos ficaram muito felizes com esse trabalho e percebi que começaram a se conhecer um pouco mais depois dessa aula.


Para fechar a semana com chave de ouro, fizemos a escolha dos grupos áulicos. Houve uma eleição onde cada um deveria escolher um colega que gostariam de aprender com ele, um colega que gostariam de compartilhar conhecimentos e um colega que gostariam de ensinar. Depois de escolhidos, eu faria a contagem dos votos e os seis mais votados seriam os líderes de um grupo. Foram formados seis grupos, com cinco componentes, sendo que uma das meninas de um dos grupos foi transferida para outra escola, mas logo em seguida recebi mais um aluno (com 15 anos de idade). Foram faladas as regras dos grupos, odne os líderes deveriam organizar seu grupo, mas que não haveria abuso de poder, somente a título de organização. Cada grupo teve que escolher o nome que os representaria, então vou colocar aqui mais ou menos como ficaram:


GRUPO 1- Os inteligentes


GRUPO 2- Gre-Nal


GRUPO 3- CLMTV (iniciais do nome de cada um do grupo)


GRUPO 4- Os campeões


GRUPO 5 - Black


GRUPO 6- As quatro mosqueteiras e um cavaleiro



Percebi nesta semana de aula muitas coisas, que vou relatar a seguir como sendo minha avaliação semanal de estágio.



Nesta semana minhas reflexões giraram em torno de como trabalhar com minha turma, o que trabalhar e se conseguirei trabalhar.


Primeiro, pensei muito em relação a ser uma profissional que já atua a algum tempo em sala de aula, portanto não deveria ser nada complicado elaborar uma semana de aula. Mas então começaram a aparecer todas as coisas que sempre temi e sempre tive bastante dificuldade, o fato de não saber ou melhor, não conseguir fazer um plano de aula por escrito, ou seja, colocar todas as minhas ideias debaixo de tópicos como: introdução, objetivos, conteúdos, etc. Isso é muito difícil para mim. Simplesmente não consigo, dá um bloqueio e nada flui. Essa, por enquanto foi a minha maior, e porque não dizer, a única dificuldade que encontrei e que com certeza, continuarei enfrentando. Por isso, aproveito o espaço e peço ajuda nesse sentido. Não sei se é um bloqueio, desda a época do meu curso normal, onde deveríamos fazer tudo, sem ao menos ter noção de como é uma sala de aula, o que se passa na cebeça do aluno, entre outras reflexões.


Quero deixar aqui bem claro, que não há nenhuma dificuldade em elaborar atividades, linká-las a outras, interdiscipliná-las, minha dificuldade gira em torno de não conseguir escrever os projetos ou arquiteturas no cronograma que nos mandaram.


Com relação a começar o estágio, me sinto como uma adolescente que está começando sua vida profissional, e que precisa muito passar para poder mostrar que já aprendeu algo e que já pode ter uma profissão.


Está sendo, para mim, uma experiência única e maravilhosa.



(ESPERO TER FEITO ESTA PÁGINA COMO DEVERIA SER)