sexta-feira, 2 de novembro de 2007

A arte e o dia-a-dia


Ao ler os textos da atividade 6 de Artes, compreendi


que cada fazer artístico está diretamente relacionado


com o seu contexto social, político, religioso. científico


e filosófico.





A obra de arte se mostra como sendo ma maneira de

dar visibilidade ao pensamento de cada época.




"A arte está presente em nosso cotidiano, ela não é algo distante, separado de nossa realidade."

Quando nos preparamos para apresentar a arte aos nossos alunos, preciamos

observar alguns aspectos, com por exemplo, conhecer a realidade de cada um

deles, também termos conhecimento básico dosconteúdos a serem explorados,

bem como de todo o conteúdo que as exposições e mostras que possamos vir a levá-los, para que possamos saber o que nos espera e o que desejamos que nos-

so aluno observe e compreenda.

Após todas essas observações básicas, descontraia e provoque questionamentos, debata, converse, troque idéias, dessa forma possibilitará os comentários e observações dos alunos. Fazendo isso, perceberemos que a criança tem um olhar totalmente crítico e que ela compreende e distigue muito bem uma obra de arte de outra, ou do que se trata.

A própria motivação do professor, o seu interesse e dedicação, as suas constantes pesquisas e conhecimento dos aspectos abordados, constituirá as principais motivações e interesses dos alunos frente ao objeto de estudo.

TRABALHAR ARTE COM A CRIANÇA É SHOW!!!







Quem conta contos...


Essa semana trabalhamos com os contos de fadas, histórias antigas que foram transformando a vida de milhares de pessoas ao longo dos tempos.
A grande descoberta que fiz foi a de associar as personagens, vestimentas, intenções à fase de vida que elas passavam.
Percebi que essas histórias foram criadas para ajudar o jovem adolescente a se incluir na sociedade, fazer com que ele se identificasse com a realidade exposta.
Nos tempos modernos, a nossa realidade é bem diferente, de fato, mas não nos impede de viajarmos em um tapete mágico, de nos imaginarmos acordando com um príncipe encantado nos beijando ternamente, ou procurando a abóbora perfeita para que ela se transforme em uma enorme carruagem.
O que eu sempre sonhei foi em vestir a roupa que a Cinderela entrou na festa do palácio, também muitas vezes me imaginei entranto agaixada na casa dos sete anões, outra coisa maravilhosa seria experimentar o pó mágico do Peter Pan e viajar voando para a terra do nunca ( quem já não teve vontade de ser sempre criança...).
Esse trabalho fez com que eu voltasse à minha infância, mesmo agora sabendo que esses contos não são assim tão maravilhosos como parecem, mas a grande lição que ficou aqui, foi de que essas histórias me ajudaram muito, cresci com elas dentro de mim, elas me fizeram sonhar com coisas boas, mesmo que eu não as vivesse, mas eu as tinha no meu coração, e isso me fazia feliz.
Espero que todos, ou quase todos tenham sentido essa mesma sensação ao reler contos antigos, ao analisá-los para esse trabalho, e espero que todos tenham lido pelo menos uma vez a seus filhos ou a seus alunos na vida. Se ainda não o fizeram, não percam tempo, ainda existem nas livrarias, vale a pena.