domingo, 19 de setembro de 2010

Projeto de aprendizagem.

Passei a semana lendo textos relacionados a projetos de aprendizagem, pois estou realizando um com meus alunos, que faz parte do meu TCC. Percebi que estou tentando de uma forma inovadora mudar um pouco da nossa "mania", digamos assim, que temops de rotular o aluno de criança com atraso, ou com dificuldades, que não tem muita chance de passar. Não condeno esse fato, nem os pensamentos, pois tinha o mesmo sentimento até agora. Mas estou fazendo um grande esforço para mudar essa visão, que pra mim, é retrógrada e medíocre.
Hoje dei uma passeada pelo seminário integrador do terceiro semestre, e me deparei com o título de um filme que vimos e que comentamos também. Foi um filme antigo, mas muito bom, que me fez refletir sobre um assunto na época, mas que hoje me remete a outro ponto de vista aind amaior. O nome desse filme é "Doze homens e uma sentença". Trata-se de um jurado de acusação, onde onze dos juris já estão condenando o suposto réu, pelas evidências mostradas a eles até então, considerando-o culpado pela morte de uma pessoa. Mas um único juri decide que ele é inocente, mas o juri precisa ser unânime para que acabe o julgamento. Ele afirma que não há evidências suficientes para simplesmente doze pessoas dizerem que aquele jovem, com apenas 18 anos fosse o culpado e condenado a muitos anos de prisão de um crime que ele pode naõ ter cometido.
Aos poucos começa a convencer seus colegas jurados que o réu pode ter sido mais uma vítima, dando evidências do que afirmava.
No fim das contas, o juri decidiu por absolver o réu, com todas as evidências de que não poderia ter sido ele o autor do crime.
Pensando nesse fato, mesmo que fictício, podemos observar o que fazemos todos os anos em nossa sala de aula, arpovamos ou reprovamos determinados alunos, mesmo que eles tenham feito suas provas, mesmo que possamos dizer que eles reprovaram por seu próprio mérito. Mas isso não é de fato a verdade, pois podemos estar simplesmente lavando nossas mãos e deixando de fazer algo muito importante em benefício deles. Refletindo em meu trabalho, posso afirmar que minhas tentativas de PA na minha turma é justamente para resgatar aqueles que foram de uma forma ou de outra, deixados de lado por mim, ou por outro professor. E o trabalho com PAs pode e deve deivar a criança muito mais motivada do que o usual, pois ela irá trabalhar com coisas que lhe são interessantes. Será que isso é possível? Claro que sim, mesmo que muitos acreditem que não seja muito ortodoxo, até porque não poderíamos sair do que é tradicional, mudar nosso sistema de ensinar. Parece ser assustador, mas pode dar muito certo. O que vale é a tentativa de encontrar novas evidências de que o aluno tem sim condições de aprender.

Retirado do SEMINÁRIO INTEGRADOR- EIXO 3