segunda-feira, 12 de julho de 2010

SEXTA SEMANA

SEXTA SEMANA: (17 a 21/05/2010)

Essa foi a semana de retomada de fôlego, para colocarmos a casa em dia. Em primeiro lugar, terminamos a maquete que havia ficado inacabada. Depois, como estávamos iniciando as nossas avaliações, tive que fazer alguns reforços de conteúdos, e depois disso, a turma estava com dificuldades em resolver os problemas encontrados na sala de aula. Fizemos uma retomada de tudo o que já havíamos feito, e depois pensamos no que deveria ser feito na próxima semana.
Foi acordado que deveríamos fazer uma lista de coisas que estavam acontecendo de errado em nossa sala de aula, antes de podermos analisar a escola como um todo. Precisávamos criar estratégias e tentar reverter o quadro de turma desunida, sem limites, ou sem diálogo. Então sugeri a todos, após uma palestra que participei, com José Pacheco, da Escola da Ponte, o painel do “Acho mal”, mas modificado para a nossa turma, transformado em “Foi Legal” e “Não foi legal”, que deixei bem exposto na sala de aula.
O que transformou realmente essa semana foi que o plano não era exatamente como acabou por se tornar, pois precisaríamos trabalhar toda a escola, e não somente a nossa turma. Mas com bons argumentos de todos, como por exemplo: “Não adianta nada olharmos o que está errado lá fora, se aqui dentro está uma verdadeira bagunça”, ou “Precisamos primeiro consertar o que está errado aqui na sala e depois vamos olhar o que está errado no resto da escola”, e assim por diante, que resolvi inovar com este mural.
Acho que foi a melhor coisa a fazer naquele momento, porque este trabalho envolveu a todos. Cada coisa que acontecia de errado com alguém, ia pro “Não foi legal”, ou quando as coisas eram boas, iam para o “Foi legal”. No fim da semana ficamos de fazer uma reunião com ata e tudo, para verificarmos quais eram as maiores dificuldades encontradas pelo grupo e quais as ações que deveríamos tomar para tentar resolver os problemas citados.
Esse tipo de atitude reflete o que diz Piaget (1975): “A ação constitui um conhecimento autônomo”. Portanto, observo que Piaget queria dizer que o conhecimento é um tomado de consciência, que se dá a partir dos resultados da ação, através das análises dos meios empregados e dos mecanismos inconscientes da ação. Por isso que acreditei estar indo pelo caminho certo, ao promover essa nova atividade em sala de aula, e espero sinceramente que dê certo.