domingo, 24 de agosto de 2008

Gestão da educação

Uma leitura muito boa esta do texto de Vera Maria Vidal Peroni, onde ela enfoca exatamente o que acontece com a educação neste contexto político o qual vivemos. E após reflexão percebi que cada segmento foi criado para desenvolver ou resolver assuntos distintos, e que todos eles sempre precisaram de reformulações ao longo dos tempos, por causa d evolução, das tecnologias, mas principalmente, da mudança de visão e capacitação que acabou por surgir.


É muito bom observar as vitórias conquistadas ao longo das décadas, as construções de novas estratégias, pena não haver maior empenho daqueles que mais deveriam ter, ou seja, as autoridades, o Estado. Fica uma graned tristeza, pois sabemos quais as conseqüências de sua leviandade: a perda salarial do profissional, a desqualificação, o sucateamento do ensino, a privatização da educação. Qual o maior prejudicado nessa briga ded foice? O aluno, como sempre.

O que mais me deixa pasma é essa questão da avaliação disceente, que na realidade podemos definir como "avaliação DOCENTE". Isso é vergonhoso de aceitar, sabendo que existem ene maneiras de avaliaar a educação, não é simplesmente humilhando o professor que os problemas da educação vão se resolver.

Esses dias veio o pessoal do SAEB fazer uma palestra na minha escola, tentando explicar onde ficavam os resultados das provas avaliativas, também para dizer que "Deus o livre" de eles estarem fazenedo competição entre escolas, mas não conseguiu explicar o motivo de aparecer nos jornais os resultados apontando escola A e escola B como sendo as "vitoriosas", sendo que as escolas D e E foram desabiltadas, por serem tão fracas. Depois questionamos os autores das avaliações...nada também, não conseguiram responder, mas nós não nos demos por vencidos, pois respondemos para eles todas estas questões, não deixando nenhuma dúvida no ar. Eles tentaram contornar o assunto, com outras pautas, mas não houve sucesso.

Fica a pergunta no ar: Quem é realmente o "dono" da educação?