quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Dia 10/11/2010

As leituras feitas essa semana me trouxeram boas novidades, pois encontrei no Eixo 7, mais precisamente em Linguagem e educação, um texto muito importante, pois fala muitas coisas que estou verificando hoje nos alunos que estou fazendo minha pesquisa de campo do TCC, que é relacionado com a escrita.
Trago aqui um pequeno trecho do texto que li e que compreendo ser de grande importância para meu trabalho acadêmico. Diz o seguinte: "Não falamos sem­pre da mesma forma, não escrevemos adotando sempre o mesmo estilo. As condições de produção do discurso - o contexto de uso da linguagem, o lugar do qual falamos, o interlocutor - interferem na seleção do conteúdo (o que dizer) e das estratégias do dizer (como dizer). (DALLA ZEN, TRINDADE ; 2002)

Eu tenho observado em meus alunos que a grande dificuldade que encontram ao escrever um texto, é justamente o que e como escrever. Estão tão acostumados a serem conduzidos pela linha da "boa" escrita, que ficaram completamente travados para escrever e ler o que escreveram. Ficam muito preocupados em qual o tema da escrita, quantas linhas precisam utilizar. Outro absurdo (que até pouco tempo atrás eu fazia) era de corrigir todas as redações, enchendo de caneta vermelha em tudo o que era canto. Imaginem só, uma criança com grande dificuldade em escrever, faz o maior sacrifíco do mundo para colcoar meia dúzia de palavras em um papel, de repente chega aprofessora e marca quase todo o texto com a tal da caneta vermelha. Ela fica muito frustrada, e acaba por ficar de certa forma traumatizada com essa atitude e cada vez escreverá menos.
Esse comentário é fato, pois é exatamente o que tenho observado em meus alunos.
Por isso, minha proposta de criação textual se tornou muito diferente do que eu antigamente fazia. Hoje tenho muito cuidado ao solicitar um texto.

Mas antes de mais nada, comecei um processo de escrita. Trouxe a eles diferentes textos e diferentes formas de escrita textual. Porque para que possamos compreender alguma coisa, precisamos de um exemplo, geralmente. Foi o que fiz.

Não posso afirmar que hoje meus alunos escrevem maravilhosamente bem, mas posso falar com toda a convicção que eles já sabem que podem e que devem escrever, não importa ainda muito se eles já estão ortografizados, se os seus textos estão totalmente dentro dos padrões da escrita, mas com certeza, a qualidade do conteúdo das suas escritas melhorou 100%. E dessa forma fico feliz e me sinto uma vitoriosa, assim como acredito que eles se sintam também.