domingo, 26 de setembro de 2010

Dia 29 de setembro de 2010

REFLETINDO......

O Trabalho de Conclusão de Curso nos remete a muitas leituras, e muitas referências bibliográficas. Esse foi o maior diferencial nos trabalos que apresentei nos primeiros semestres.

Embora tenha refletido e observado muitas leituras e conteúdos, o diferencial mesmo que percebi nas minhas investiações foi esse.

E ainda mais, percebi qual a importância deles nas minhas reflexões, principalmente agora que preciso repensar muitos conceitos, aceitar uns, refutar ou questionar outros.


Estamos sempre em mudança, em construção, e isso é extremamente importante em nossa profissão, onde lidamos todos os dias com seres pensantes e cheios de curiosidades, vivendo em uma sociedade mutante permanentemente, em ritmo acelerado. Se ficarmo para trás, acabou tudo, acabou a alegria, o brilho, e a vontade de fazer qualquer coisa.

Sei de meus erros, reflito e aprendo com eles, lembro que Paulo Freire diz que somos ''seres inacabados e condicionados, mas mesmo assim, diante da nossa consciência de nossas desconstruções, temos certeza que podemos ir além. E essa diferença mostra que, embora condicionados, somos determinados.'' (FREIRE, 1988)

Portanto, creio ter sido muito benéfico para mim retomar atividades passadas para que elas fiquem mais claras agora, diante de todos os outros conhecimentos e crescimentos que tivemos ao longo desse curso.