domingo, 12 de setembro de 2010

Dia 12 de setembro de 2010

Esta semana verifiquei dois primeiros trimestres no works da nossa turma e verifiquei muitas leituras que tinha perdido de vista, e até mesmo esquecido. Foi bom revê-las.
O que selecionei mais para reflexão do assunto citado em meu TCC, foi um texto de Durkheim, na disciplina de Escola Cultura e Sociedade (disse lá que era 1ºsemestre). Esse texto é muito reflexivo, vejamos:

"Bem longe de estarem em oposição, ou de poderem desenvolver-se em sentido inverso, um do outro sociedade e indivíduo são idéias dependentes uma da outra. Desejando melhorar a sociedade, o indivíduo deseja melhorar a si próprio. Por sua vez, a ação exercida pela sociedade, especialmente através da educação, não tem por objeto, ou por efeito, comprimir o indivíduo, amesquinhá-lo, desnaturá-lo, mas ao contrário engrandecê-lo e torná-lo criatura verdadeira humana. Sem dúvida, o indivíduo não pode engrandecer senão pelo próprio esforço. O poder do esforço constitui, precisamente, uma das características essenciais do homem".

Minha pergunta norteadora do TCC é: "Como o PA pode contribuir com o desenvolvimento de habilidades de produção textual nos alunos com dificuldades de aprendizagem?"

Penso que este pensamento de Durkheim nos faz refletir qual seria um dos fatores muito importantes para que a criança que apresenta dificuldades de aprendizagem possa ter maior compreensão a respeito dos mais diversos assuntos que se lhe apresentam.
Aquela criança que não aprende ou que custa muito para aprender, pode estar precisando de estímulos os quais a auxiliarão na descoberta de novos conceitos elaborados por ela mesma. Ela precisa se ajudar primeiro, porque mesmo que ela tenha recebido informações teóricas para que possa compreender determinados assuntos, mas que se ela não tiver condições de reter esse conhecimento, ou não faça esforço para que ele passe a fazer parte de seus conhecimentos, de nada servirá o esforço do professor em tentar ajudar esse aluno.

Essa leitura de Durkheim está disponível em seu livro:

DURKHEIN, Émile. Educação e sociologia.4 ed. trad. Lourenço Filho, São Paulo: EdiçõesMelhoramentos, 1955, p. 25-56.