domingo, 24 de outubro de 2010

As TIC's na escola.

Embora em meu trabalho de conclusão de curso eu não utilize plenamente as tecnologias, elas serão necessárias para que os alunos possam pesquisar assuntos que considerem pertinentes às suas escolhas de trabalhos.
No momento em que forem escrever a respeito de um assutno que consideram importantes, eles precisarão ter maior autirdade sobre o que exatamente estão falando, por isso a necessidade de utilizar ferramentas que os auxiliem nessa busca.
Quabdo fiz o semestre com a disciplina de TIC's, aproveitei bem os pontos que eu tinha muita dificuldade e que não sabia como utilizar, então, depois de ter bastante confiança naquilo que estava trabalhando, passei a levar aos meus alunos meus aprendizados, mas confesso que aprendi ainda mais com eles.

De fato, precisamos falar na linguagem do educando, e as tecnologias são sua nova linguagem.
E o computador é um facilitador muito poderoso e muito útil para mim e para meus alunos, por isso o uso muito para mostra a eles novas atividades, novas maneiras de visualizar o mundo.
E cada vez que eles aparecem com uma nova curiosidade, lá vamos nós ao laboratório ou até a sala de vídeo para verificarmos qual é de fato o assunto levantado e questionado.

Nessa semana estávamos trabalhando com um assunto um pouco difícil, que é o sistema nervoso, então falei a eles que existia uma menina que possuía duas cabeças, e eles ficaram desesperados para ver e conferir se isso era realmente possível e verdadeiro. Fomos ao vídeo, e mostrei a eles no Youtube. Eles ficaram impressionadíssimos com toda a reportagem que viram (embora não tenham entendido nada, pois estava tudo em inglês) e foi maravilhoso poder mostrar ao invés de somente comentar e tentar visualizar mentalmente coisas que somente vendo é que poderemos compreender.
Valeu essa minha experiência, diante das tecnologias que se nos apresentam diariamente e que temos que usar e abusar delas em benefício da educação e da cultura de uma geração.