segunda-feira, 3 de maio de 2010

Terceira semana..

Já passou mais uma semana e são muitas as emoções. Embora seja professora ha bastante tempo, cada dia se transforma em um dia especial ou um dia de dar frio na barriga.
Essa semana estava totalmente programada para trabalharmos com o Google Earth. Então fomos ao vídeo, cujo espaço se tornou mais adequado a todos, porque pdei que colocassem ali internet e assim, com o data show, pudéssemos utilizar amplamente o espaço. A ideia foi muito bem aceita, até foram feitas muitas mudanças por causa de minhas invenções. Então fomos lá no vídeo. A coisa tava feia pro meu lado, porque chegando lá, a internet não funcionava, e as crianças doidas para saberem o que eu queria tanto mostrar a eles. Descobrimos o defeito, depois de ter mobilizado toda a minha família para trazer para a escola o meu modem e meu transformador, que era o que tinha estragado (mas por via das dúvidas meu marido trouxe tudo). Finalmente tudo funcionou normalmente. Enquanto baixava o programa do Google, ia mostrando a eles a nossa página an internet: http://turma42setembrina2010.pbworks.com/ . Eu tinha feito uma página para cada um, e alguns ainda não tinham me autorizado a colocar fotos, então somente criei a página e pronto. Mas fizemos um tour bem rápido por lá. Eles ficaram apaixonados com o que viram. E eu fiquei satisfeita em ter proporcionado a eles esse momento tão bom. É claro que ainda não temos quase nada lá, mas estou esperando passar mais algum tempo para me dedicar mais a isso.

Por fim, exploramos o Google Earth. Mostrei a princípio o planeta Terra, depois os continentes, os oceanos e por fim, o nosso país. Chegamos no nosso estado e finalizamos com a nossa cidade, Viamão. Quando aportamos por lá, localizei a nossa escola, os arredores, alguns locais conhecidos por todos e por fim, passei a ser "motorista de táxi", porque tive que fazer corrida para a casa de todos. Cada um queria ver onde era sua casa, onde era a casa da tia, da vizinha, da avó, etc. Essa atividade rendeu bastante. Acabando com a curiosidade das crianças, fiz a minha proposta de atividade: mostrei o caminho de minha casa até a escola e disse que eles deveriam fazer o mesmo, mas não no Google, e sim, no papel desenhando seu mapa. Essa atividade foi feita em sala de aula, depois de ter conseguido me desvencilhar do computador.

A princípio eles acharam a proposta MUITO difícil, mas com uma ajuda qui, um empurrãozinho ali, e com a régua, fizeram os mapas. Essa atividade levou um bom tempo, devido ao seu grau de dificuldade (que eles encontraram). Após essa etapa, determinei a eles que deveriam fazer novamente o trajeto de casa até a escola, mas agora por escrito, com riqueza de detalhes.
Dois aspectos a serem observado nessa atividade:
1º Como eles tem dificuldade em descrever através de desenhos localizações, como foi com o mapa desenhado.


2º Como foi tão mais fácil descrever por escrito sua localização, inclusive com riqueza de detalhes. Suas coordenadas geográficas estavam mesmo prcisando de reestruturação.

Deveríamos finalizar nossa semana com uma maquete do nosso bairro, mas devido a mudanças no cronograma da escola, fomos visitar em primeira mão a 4ª Festa do Arroz com Leite, aqui em Viamão, cidade que vive destas duas fontes de renda. A atividade ficou reservada para a semana que vem, sem falta.

Então segue abaixo algumas fotos da exposição.