quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Dia 15 de setembro de 2010

As minhas reflexões relacionadas à aprendizagem da criança acabaram por me levar à leitura das Fases do Desenvolvimento da criança. As crianças as quais estou fazendo meu estudo de caso, estão com uma média de dez anos de idade, período determinado por Freud de "latência". Nesse período a criança está desenvolvendo a autocrítica, não dependendo tanto das aprovações externas, sendo mais policiadoras de si. Essa criança está começando a socializar-se, a comprar, digamos assim, um lugar ao sol. Essa estruturação virá com uma carga grande de auto punição, pois a criança também terá de conviver com frustrações, algo que terá muita dificuldade ainda em lidar, mas será uma rotina em sua vida. O que Freud define com uma maestria estupenda se traduz a seguir com suas próprias palavras:

"Identificam-se com profissões e com determinados profissionais, surgindo vocações e talentos e a famosa frase: “quando eu crescer serei...”, tentando obter reconhecimento pessoal, mas já percebendo que terão que ajustar-se às normas do mundo e que nem sempre são as mesmas de sua família de origem, deparando-se com os códigos de lealdade, que poderão trazer muitos conflitos internos e embates familiares. "

Esse ponto traduz o que percebo em meus alunos. Essa tentativa de autofirmação é muito complicada, pois a criança vem de uma família onde havia e ainda há muita influência em sua personalidade, criando situações conflitantes e até mesmo impossíveis de tentar reagir. Outro fator que Freud deixa bem claro, diz o seguinte:

"É a fase onde a transição está ocorrendo e não é mais criança, mas ainda não é jovem (fase infanto-juvenil), desejando em alguns momentos permanecer num estado de despreocupação, liberdade e aventura, e em outros total inércia. "

Essa criança precisa, como foi dito por Durkheim(1955, p. 25-56), sentir vontade de aprender e, se ela não tiver a firmação necessária, ou se ela ainda não tiver encontrado a maturidade suficiente para ter as mínimas condições de aprendizagem consciente, não haverá progresso, muito menso interesse por ela.


Essas leituras foram retiradas na disciplina de DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM SOB O ENFOQUE DA PSICOLOGIA - 2ºsemestre

Autor: "Jung, Carl G., O Desenvolvimento da Personalidade, Ed. Vozes, 1988

Lievegoed, Bernard Fases da Vida – Crise e Desenvolvimento da individualidade,
Ed. Antroposófica