domingo, 30 de março de 2008

Classificar e seriar


Ao fazer uma pesquisa de leitura, deparei-me com um texto de Luciana Knüpp, onde ela comentava a respeito desse assunto. Então resolvi colocar algumas observações suas.

"O trabalho com o número na maioria das escolas esquecem da importância da exploração da variedade de idéias matemáticas existentes, referentes a classificação e seriação.

Toda a criança passa por descobertas, ela precisa mexer, experimentar, tocar, para poder assim, conhecer o novo, seja ele o que for.Necessita do concreto para poder organizar seus conhecimentos. É uma construção' resultante das ações da criança com o mundo.

Os trabalhos com a classificação e seriação são decorrentes das seleções que a criança faz entre os objetos. Estas atividades iniciais auxiliam a criança a construir o número, a relacionar o numeral à quantidade. Através da atividade lúdica, a criança constrói símbolos.

Elas devem ter a oprtunidade de inventar (construir) as relações matemáticas ao invés de simplesmente entrar em contato com o pensamento pronto, formular suas hipóteses a partir de seus ensaios e seus erros, para confirmá-las ou refutá-las.


CLASSIFICAÇÃO: a criança é convidada a organizar coleções, separando seus elementos segundo alguns critérios ou atributos (cor, tamanho, posição, forma), estabelecendo nesse conjunto, relações de equivalência, propriedades de simetria, reflexividade e transitividade. A ação mental, que envolve a classificação de coleções em classes de conjuntos, serve de base para a construção do conceito de número.


SERIAÇÃO: ao organizar uma coleção de objetos, estabelece-se uma relação de ordem no conjunto, dotado de propiedades de anti-simetria e transitividade. A criança, ao organizar uma fila pelo tamanho, estará coordenando todos os elementos segundo a ordem pré- determinada onde cada um é menor (ou maior do que aquele que o precede ou o antecede).

Ao seriar um conjunto pela inserção de objetos que envolem as atividades de nível mais avançados no jogo, a criança estará trabalhando a mesma lógica intuitiva que entra na construção da ordem numérica, mas em nível mais abstrato.