domingo, 28 de novembro de 2010

28 de novembro de 2010

Quando estava terminando meus escritos no TCC, encontrei no sétimo semestre diversos escritos relacionados com minha questão norteadora.
Muitos dos meus alunos não tem interesse algum nem na leitura nem na escrita. Dessa forma, questionei meu modo de ensinar, e pensando nisso, atentei para a problemática e percebi que para que haja maior interesse, devemos atentar para uma problemática, conforme nos mostra Vygotski (1993, p 79) :

“O ensino deve ser organizado de forma que a leitura e a escrita se tornem necessárias às crianças. Uma necessidade intrínseca deva ser despertada nelas e a escrita incorporada a uma tarefa necessária e relevante para a vida; a escrita deve ser ensinada de modo que as crianças desenvolvam essas habilidades durante situações lúdicas, no seu cotidiano[...]”

Depois dessa reflexão, passei a analisar sobre o que poderia fazer para que a escrita se tornasse prazerosa para meus alunos, mas de que forma? Criando um Projeto de Aprendizagem.

Tal projeto viabiliza a necessidade natural dos alunos em escrever. Portanto, a partir do momento em que auxilio meu aluno, mas da forma que ele realmente precise, posso afirmar que haverá mudanças significativas, e o que é mais gratificante, é que serão mudanças para melhor.

Um comentário:

Profa. Luciane Corte Real disse...

Oi Marília! Adorei a tua postagem sobre a questão norteadora do TCC. Acho que podes, a partir do teu blog, fazer o teu referencial teórico do TCC. Bjão profa. Luciane.