terça-feira, 13 de julho de 2010

sétima semana

SÉTIMA SEMANA
De 24 a 28 de maio de 2010

Estava um pouco apreensiva para o desenvolvimento das atividades dessa semana, pois iríamos entrar com toda força em nosso projeto do PBWorks da turma. Embora já tivesse olhado e visitado nossa página, nenhum dos alunos ainda havia feito alguma postagem. E era por isso que estava receosa, de como eles compreenderiam o funcionamento dessa ferramenta ou desse software.
Decidi por apresentar as maneiras de utilizá-lo na sala de vídeo, onde teria maiores possibilidades de demonstrar como colocar postagens, fotos, entre outras coisas. Apresentei tudo no Data Show, com internet no telão.
Antes de qualquer coisa, apresentei a eles o Word, pois precisariam aprender a editar textos, a salvá-los, a copiar e colar, coisas que não sabiam fazer e que julguei necessário ensinar. Isso foi de grande ajuda, pois após essa demonstração, quase que um tutorial, eles passaram a digitar sozinhos, facilitando o próximo passo, que seria a escrita individual no laboratório de informática.
Quando trabalhamos no laboratório, ficou mais fácil de eles se encontrarem com o material que utilizariam, bem como das atividades que deveriam executar. A atividade era criar um texto falando a respeito de si, e um pouco da experiência que haviam experimentado ao utilizar o computador de uma forma diferente da que estavam acostumados.
Ao terminarem a atividade, abri para cada grupo o PBWorks e a próxima tarefa seria a de inserir o texto em uma nova página. Eles executaram muito bem, mesmo que com um pouco de auxílio meu, mas conseguiram realizar a atividade a contento.
Confesso que esta foi a semana mais desafiadora que tive, pois mesmo tendo conhecimento das ferramentas que utilizaria, não seria nada fácil transmitir a outros esses conhecimentos, ainda mais a crianças que nunca tinham ouvido falar em PBWorks (que agora faz parte da linguagem deles) e Word, copiar, contro c, control v, etc.
A minha conclusão dessa semana lembra muito o que Paulo Freire (1978) cita a respeito do trabalhador social que precisa ampliar cada vez mais seus conhecimentos, não somente do seu ponto de vista de seus métodos e técnicas de ação, mas também dos limites objetivos com os quais se encontra nos seus quefazeres. Se não tivermos um suporte teórico, ou alguém que colabore com nossas ideias, ou até mesmo divirja, mesmo assim que haja uma interação, porque muitas vezes ainda nos depararemos com dúvidas, medos e incertezas, mas melhor do que mantê-los é modificá-los.

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