terça-feira, 13 de julho de 2010

oitava semana

OITAVA SEMANA
De 31 de maio a 04 de junho de 2010

Nesta semana precisava trabalhar com eles a escrita de textos, pois percebia que a dificuldade era muito grande, mas observei que a cada dia se tornava mais difícil de estimulálos à escrita de textos ou pequenos diálogos, tudo parecia muito difícil, mas nada é impossível.
Decidi então, realizar alguma atividade que os deixaria muito felizes, ou pelo menos fugiria da rotina de sala de aula. Então participamos de uma caminhada ao redor do Lago Tarumã, aqui em Viamão, um lugar muito bonito, perto da escola, muito conhecido, mas pouco cuidado e, devido ao descaso das autoridades locais, que resolvemos fazer essa caminhada ecológica.
Cada aluno levou sua sacolinha para depositar qualquer lixo que encontrasse ao redor do lago. No início foi meio complicado, porque eles ficavam com vergonha ou com nojo do lixo, mas depois começaram a se indignar por causa da grande quantidade de sujeira que estavam vendo e passaram a recolher tudo o que achavam pelo caminho.
O final da caminhada foi marcado por uma grande montanha de lixo, que fizemos questão de mostrar a todos na escola. Depois dessa caminhada, pedi a eles que fizessem um relato de tudo o que aconteceu naquele dia, e o que mais chamou a sua atenção naquele dia. Esse relato deveria ser entregue no outro dia.
Foi uma ideia muito boa, porque as escritas embora ainda tivessem bastantes erros ortográficos, eram mais criativas, mais honestas, menos artificiais, parecia que não havia nenhuma dificuldade em escrever, parecia que tudo acontecia com muita tranquilidade. Foi muito gratificante tanto para eles como para mim.
Por isso que a cada dia creio mais ainda que a criança precisa de motivação, porque então ela sentirá não somente vontade de realizar algo, mas tomará uma ação, porque a criança se motiva a medida em que está atuando, e não antes disso. (FREIRE, 1986)

Nenhum comentário: