Gerou muita euforia, pois ninguém sabia o que seria feito com suas fotos, e eu, é claro, não disse nadam, somente disse que precisavam saber de onde eram as fotos, quem estava com eles, quantos anos eles tinham na época, etc.
Aqui estão algumas fotos da turma com sua linha do tempo...
Pâmela
No outro dia, falando a respeito de família, fizemos um gráfico a respeito de quantas pessoas moravam na mesma casa, quem era, etc,. Esse gráfico foi confeccionado por todos os alunos, com minha ajuda, é claro, mas depois de pronto, eu fiz uma remontagem com ele, e o expus na sala como amostra de nosso trabalho.
Na quarta-feira comecei a aula com a música "Família", dos Titãs. Depois de dar a eles a letra da música, deixei que ela tocasse algumas vezes. Então começamos a falar de como era a família de cada um, se tinha algo a ver com a música (a maioria disse que era "tudo a ver" com eles). Pedi que escrevessem a respeito de como eles enxergavam a família, qual sua importância, onde eles se achavam nela, se eram como as dos outros. Esse texto era para ser feito individualmente, mesmo que estivessem em grupo, ou que suas famílias fossem de certa forma parecidas, era para ser individual.
Depois de algum tempo, fizemos um pequeno seminário, onde todos fariam a leitura a respeito do assunto, o que gerou um bom debate entre eles. Mas todos concordaram que a família que hoje se apresenta está muito longe de ser a família ideal, o que gerou mais polêmica, e título para outra análise: de como seria a família ideal ou do futuro. Fiquei de passar para eles o filme:"A família do futuro", mas não consegui marcar o vídeo, então fiquei devendo, mas já me cobrara e vão querer vê-lo de qualquer jeito.
No dia da aula de português, fizemos a leitura de como seria a família ideal. Saíram ótimas ideias e também constatações de que seria meio difícil de conseguir que essa família existisse de verdade.
Na aula de Educação Artística, pedi que montassem a sua família com recortes de revistas, mas não disse se era para cortar pessoas, ou pedaços delas, se era para criar pessoas a partir de coloridos. Deixei que criassem com sua imaginação. Foi muito prazeroso esse trabalho, pois muitos escolhiam as pessoas mais comuns para identificar como um membro da família, ao invés de escolher os melhores.
Deixei engatilhado para essa semana, cinco perguntas de cada aluno para formularmos um pequeno questionário investigativo a respeito da origem de cada membro da família, de onde vieram, onde nasceram, etc. Depois de entregue, selecionaremos algumas das perguntas e montaremos a lista de perguntas, para análise posterior (faremos uma pesquisa das etnias, salientando as diferentes raças, culturas, costumes, etc.)
Gostaria de ter postado o vídeo com a música dos Titãs, mas não tenho conseguido colocar vídeos aqui no blog, não sei se é só comigo, ou se é um problema geral.
Semana que vem eu volto...Abraço.
2 comentários:
Oi querida! Depois de tantas atividades maravilhosas o vídeo é o de menos. Gostei muito do tema, os alunos ficaram envolvidos e você apresentou bastante criatividade na elaboração e desenvolvimento das atividades. bjs
Oi, Patrícia. Fico feliz em estar produzindo algo que seja tão bom quanto prazeros, como tem sido minhas atividades, mas tenho uma dúvida, se estou fazendo o que é correto, se não há nada a mais a colocar, enfim, se estou indo pelo caminho certo.
Mais uma vez, obirgada pelo elogio, estava precisando mesmo.
Abrasss
Postar um comentário