sábado, 28 de novembro de 2009

Avaliar, como??

Até agora, falamos muito sobre como desenvolver aulas, como criar PAs, como trabalhar com materiais diferenciados e etc., mas não haviamos ainda falado a respeito da avaliação disso tudo.
Quando realizei as leituras da disciplina de Didática, observei que a nossa realidade é aquilo mesmo, que nós infelizmente classificamos nosso aluno, através de números (notas) e se ele não responder a certas perguntas que foram colocadas nas provas, ele poderá ganhar nota baixa, e até mesmo reprovar.
Não há como negar que uma prova é um bicho papão para muitas crianças, pois elas não entendem direito quais são os objetivos de aprender certos conteúdos, e ainda por cima, precisam decorá-los para poder render um pouco nas notas.
O aluno precisa construir seu conhecimento, precisa concretizar seus pensamentos, precisa por para fora o que sabe, o que desconhece e o que gostaria de conhecer, e somente depois desse desabafo ou dessa reflexão, passar a compreender o processo ensino/aprendizagem que se dará em face de novas perspectivas.

Não há como negar que o educador desempenha um papel importantíssimo no processo educacional do indivíduo, mas ele também precisa ser avaliado, para poder saber o que está fazendo, se está utilizando técnicas diferentes, se o aluno não aprende por causa da maneira que é dirigida a aula. Dessa forma estará auxiliando tanto o aluno, quanto ele mesmo.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Sim Marília você tocou num ponto muito importante: Avaliação! Pensando na realidade das nossas escolas qual seria então o melhor método?