domingo, 6 de setembro de 2009

O MENININHO

Quando realizei a leitura do texto "O menininho", fiquei muito contente e ao mesmo tempo, reflexiva, vou explicar porquê.
Eu sou uma professora exploradora, pois vivo explorando meus alunos, seja no momento da criação ou até mesmo na finalização de algum projeto. Então procuro trazer à tona nas crianças seus potenciais, suas criações e invenções, e percebo que muito dos meus alunos já vem de casa com as viseiras nos olhos, feito cavalos, colocadas por seus próprios familiares, que geralmente são seus primeiros instrutores e seus exemplos de vida. Isso só tende a aumentar, pois os pais hoje se veem sem tempo, ou sem paciência para atender ao filho, então dão o bolo pronto, sem relatar a receita, e sem perceber, podam todo e qualquer momento de autonomia de seu filho, sem nenhuma sensibilidade.
Por isso que meus sentimentos se misturaram no momento da leitura e da reflexão.
Nem sempre é o professor que causa esse recolhimento na criança, nem sempre é o professor o causador da dificuldade em expor os sentimentos e sensações do aluno. Nesse caso, somos nós os "professores da segunda escola", os resgatadores dos sonhos perdidos de milhares de crianças órfãs de criatividade.

Como dizia Piaget:
"O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram."

http://www.ronaud.com/frases-pensamentos-citacoes-de/jean-piaget

2 comentários:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Ólá Marília! Essa relação família e escola sempre foi algo discutível, por que realmente os primeiros exemplos vem de casa. No decorrer da postagem você fala que somos os professores da segunda escola. Fale um pouco mais sobre isso! Quais as responsabilidades e deveres dos pais e professores? E como trabalhar em conjunto com a família? Abraços querida ;D

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Oi Marília não deixe de fazer suas postagens semanalmente para não acumular! Abraços!